quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Esperança.


Os moradores de Mossoró podem começar a ter esperanças novamente de ter o problema do mal fornecimento de água solucionado. Em materia divulgada hoje no
jornal defato há informações preciosas para os mossoroenses e para nós deste blog que tanto lutamos e divulgamos aqui os disparates da caern, sim, nos fazemos parte dos que reclamaram no ministério publico e na agencia reguladora da caern em natal e nos sentimos honrados, respeitados pelo ministério publico neste caso, desde já agradecendo e parabenizando ao mesmo pela sua atuação e por nao aceitar a reconsideração solicitada pela caern, não é possivel que uma empresa deste nível brinque com a cara de todos nós e fique impune, abraçamos esta causa e nos sentimos aliviados neste momento apesar de no bairro Dom Jaime Camara, bairro que mais citamos em nossas reportagens o problema ainda persiste, iremos acompanhar para saber se serão cobradas as multas, hoje mesmo a água só apareceu as 8 horas da manhã, depois ela some, pois muitos moradores ligam suas bombas d'água e fomos mais uma vez obrigados a ficar enchendo baldes a noite. Esperamos que um dia essa mesma água possa servir novamente para beber. Segue abaixo a matéria na integra:

• CAERN
Justiça nega pedido de reconsideração
Esdras Marchezan
Da Redação

Faltando um dia para o fim do prazo dado pela justiça para a Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) regularizar o abastecimento de água em 11 bairros mossoroenses, a companhia teve negado o pedido de reconsideração feito ao juiz da 4ª Vara Cível de Mossoró, Manoel Padre Neto, referente à ação civil pública do Ministério Público Estadual (MPE) que provocou a decisão judicial. Se até amanhã o abastecimento não for retomado normalmente, a Caern terá de pagar uma multa diária de R$ 10 mil.
Nos bairros atendidos pela decisão judicial - Planalto 13 de Maio, Alto do Sumaré, Dom Jaime Câmara, Alto da Conceição, Pintos, Belo Horizonte, Abolição III, Santa Helena, Alameda dos Cajueiros, Inocoop (Alto de São Manoel e Nova Betânia), sítio São Francisco e Nova Betânia - os moradores continuam com os mesmos problemas para ter água em casa.
Na casa de dona Alzenir Alves, na Alameda dos Cajueiros, água é elemento escasso. Há quase seis meses não sobe água para a caixa e ela é obrigada a passar a noite enchendo baldes na torneira, para aproveitar nos dias de 'seca'. "Aqui vem água um dia sim e outro não, mas só chega no fim da noite e de manhã já acaba. Aí a gente, que não tem bomba d'água em casa tem de passar a madrugada acordada para encher as coisas. Isso é desumano", comentou a moradora.
Na casa dela, o banho das crianças tem de ser numa bacia. "Não tem água na caixa pra gente usar o chuveiro", disse. Nesses bairros a falta de água representa também aumento na conta de energia elétrica. "A gente é obrigado a usar bomba d'água, aí passa a noite inteira ligada e quando é no fim do mês, além de pagar a água que não tem, a gente paga caro pela energia que a bomba consome", reclamou a comerciante Ivoneide Francisca de Araújo.
Os problemas no serviço prestado pela Caern na cidade são tão antigos, que em muitos pontos os moradores passaram a classificá-los como normais. "Aqui a água está normal, vindo um dia sim e outro não", comenta uma moradora do Alto de São Manoel.
A obrigação legal do fornecimento de água de forma regular e ininterrupta é prevista na Lei Municipal 2060/2005, no Regulamento Geral dos Serviços Públicos de Abastecimento de Águas e Coleta de Esgotos Sanitários do Rio Grande do Norte, no artigo 175 da Constituição Federal, no artigo 6º, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor, nas Leis Federais 8.987/1995 e 11.445/2007 e no contrato de concessão nº 12/2005, este último firmado entre o município e a Caern.

Fonte : www.defato.com